Consciência

A consciência tem dois aspectos: o manifesto e o não-manifesto
O corpo é a forma manifesta.
Consciência elementar e rudimentar - superior.
Somos feitos de dois seres. Um é a consciência elementar do corpo, é o corpo e sabe tudo sobre ele. O outro é a consciência superior, que habita este corpo e que o explora em favor de si mesma. Esta é uma consciência mais inteligente; ela age como um observador, inclui nossa mente, interpreta-nos as experiências sensoriais e confere-nos a nossa auto-percepção como indivíduos - alma.
Ela que contém toda a nossa bagagem emocional, mental e intuitiva, é o experimentador.
A informação obtida do processo de aprendizado é provisoriamente depositada na alma. Por fim, depois de ser adequadamente processado e reduzido a fundamentos, uma parte dela é enviada ao 'chefe' ou o aspecto superior da alma, o qual podemos chamar de Self Superior. que é uma entidade mais abstrata. Acima desta temos o Self Supremo.
Cada órgao de nosso corpo tem a consciência da sua função específica como um todo - uma comunidade. As celulas destes órgãos nao. Apenas da sua atividade especifica.
A consciencia de todos os órgaos do nosso corpo, inclusive dos ossos, peles, sangue e etc. é a consciencia total a que chamamos de elementar que governa nosso corpo quando estamos acordados (conscientes) ou adormecidos.
Se recebermos uma pancada na cabeça, perderemos a consciência mas o nosso corpo não. A consci:encia elementar é que mantem o funcionamento do corpo mesmo quando estamos inconscientes seja por um golpe relativamente suave na cabeça ou através de anestesicos.